quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cinema São Geraldo

Completam-se hoje 100 anos sobre a autorização camarária para a construção do Salão Recreativo/S. Geraldo! Aquela quarta-feira de 25 de Agosto de 1916 mudou a história de Braga e permitiu que muitos milhares de pessoas ao longo de várias gerações se divertissem com a magia das artes como só os teatros nos sabem proporcionar. Não sabemos ao certo qual foi o primeiro evento, mas em 1924 havia atividade regular. No palco, que ainda hoje lá está, decorreram as mais variadas iniciativas: música e orquestras, cinema mudo, depois sonoro e a cores, teatro amador e profissional, circo e variedades, conferências - católicas mas também republicanas e da oposição -, festivais, congressos, reuniões e debates e até grandes jantares e festas empresariais.
Viveu e acompanhou as vicissitudes do Séc. XX português: o fim conturbado da 1ª República, a censura e o pensamento único do Estado Novo e a liberdade após o 25 de Abril que trouxe os filmes antes proibidos e os comícios partidários democráticos. O Salão Recreativo/S. Geraldo é desde há 100 anos a segunda casa de espetáculos de Braga. O desejo neste centenário é que se sigam mais 100 anos a encantar bracarenses!
NOTA: estará brevemente em votação no Orçamento Participativo 2017 uma proposta de Comemoração digna deste Centenário! Longa vida ao S. Geraldo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Email: forumcidadania.braga@gmail.com

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.